Sementes de Flores, Semente Flor. Plantio

 

  Home Éden Sementes Sementes de Flores Plantio Utilidades Dúvidas Login Sair  
0 ITENS
Seja Bem Vindo Visitante !   


 1. Sementes de Flores
     Flores Adenium (Rosa do Deserto)
     Flores Amor Perfeito
     Flores Arbusto Borboleta
     Flores Áster
     Flores Aubrietia
     Flores Azalea (Godetia)
     Flores Baby Blue Eyes
     Flores Begônia
     Flores Beijo-de-Frade
     Flores Bela Manhã
     Flores Boca de Leão
     Flores Brovalia
     Flores Cabeça de Elefante
     Flores Calêndula
     Flores Camomila
     Flores Campainha da China
     Flores Campânula
     Flores Canary Bird
     Flores Capuchinha
     Flores Cebolinha Francesa
     Flores Celósia
     Flores Centáurea
     Flores Chapéu Mexicano
     Flores Chinelinho de Madame
     Flores Chitinha
     Flores Cinco Folhas
     Flores Cinerária
     Flores Clarquia
     Flores Coreopsis
     Flores Cosmea (Cosmos)
     Flores Cravina
     Flores Cravo
     Flores Crisântemo
     Flores Dália
     Flores Dedaleira (Digitalis)
     Flores Dedo de Dama (Nigela)
     Flores Esporinha
     Flores Esqueleto
     Flores Facélia
     Flores Flor de Cardeal (Salvia)
     Flores Flor Morcego
     Flores Flores Sortidas
     Flores Gailárdia
     Flores Gérbera
     Flores Girassol
     Flores Goivos
     Flores Juliana dos Jardins
     Flores Lanterna Chinesa
     Flores Lavanda (Alfazema)
     Flores Linho (Linhaça)
     Flores Lobélia
     Flores Lupino
     Flores Málva
     Flores Maravilha
     Flores Margarida
     Flores Midnight Candy
     Flores Morning Glory
     Flores Mosquitinho (Gypsofila)
     Flores Não Esqueças de Mim
     Flores Nemésia
     Flores Oficial de Sala
     Flores Olho de Faisão
     Flores Papo-de-Peru
     Flores Papoula
     Flores Perpétua
     Flores Petúnia
     Flores Piretro
     Flores Portulaca (Onze-horas)
     Flores Prímula
     Flores Rapazinho (Bonina)
     Flores Rosas
     Flores Scabiosa
     Flores Sempre-Viva
     Flores Sino de Catedral
     Flores Spider Flower (Cleome)
     Flores Statice
     Flores Tagete
     Flores Tapete Mágico
     Flores Thunbergia Amarelinha
     Flores Tidy Tips
     Flores Verbena
     Flores Vinca
     Flores Zinnia
 2. Sementes de Plantas
     Flores Arco Íris
     Flores Arruda
     Flores Bico de Papagaio
     Flores Cactos
     Flores Cinerária Marítima
     Flores Dormideira
     Flores Erva Cidreira
     Flores Erva Doce
     Flores Grama
     Flores Neve da Montanha
     Flores Planta Ovo
     Flores Trepadeiras
 3. Sementes de Árvores
     Flores Arbustos
     Flores Árvores
     Flores Palmeiras
     Flores Plumerias
 4. Sementes de Temperos
     Flores Temperos
 5. Sementes de Pimentas
     Flores Pimentas
 6. Sementes de Tomates
     Flores Tomates Exóticos
 7. Sementes de Abóboras
     Flores Abóboras
 8. Sementes de Hortifruti
     Flores Frutas
     Flores Hortaliças
 9. Bulbos de Flores
     Flores Copo de Leite (Callas)


 

Flores + Criatividade:

Videos interessantes

- Significado das cores
- Listar todas as Sementes



Como plantar flores

CRAVO: Bem aceito no mercado e com boa valorização, a flor tradicional é opção de cultivo simples.

Mulheres, em geral, gostam de receber todos os tipos de flores, mas, quando se trata de homens, a preferência é pelo cravo. Em casamentos tradicionais, é também ele que enfeita a lapela do noivo e dos padrinhos. Regra de etiqueta ou questão cultural, isso não importa. O fato é que o cravo, que exala um perfume suave, pode ser usado para diferentes fins, tem boa aceitação no mercado e atinge alto valor comercial. Como atrativo adicional, a flor apresenta cultivo bastante simples.

O plantio de cravo não é voltado apenas para o corte. Além de haver procura para ornamentar coroas em funerais, também é comercializado em vasos para decoração de ambientes e jardins.

O cravo é a flor do craveiro (Dianthus caryophyllus), cujas variedades são, em grande parte, originárias das regiões mediterrâneas da Ásia e Europa. A planta é uma herbácea perene, que pertence à família das Cariofiláceas, a mesma da cravina, ou cravo-bordado.

O caule do craveiro é reto e cheio de ramificações, chegando a atingir um metro de altura. A flor nasce no topo do caule, a partir de um cálice tubular. Conta com cinco pétalas dobradas e bordas recortadas. Há cravos de colorações diversificadas, de uma mesma tonalidade ou mesclada, mas os exemplares brancos e os vermelhos são os mais procurados pelos compradores.

GÉRBERA: A espécie tem boa demanda para decorar ambientes residenciais e comerciais, seja em vasos ou arranjos.

Com cerca de duas dezenas de tonalidades, que vão do branco ao vermelho, a gérbera é uma flor ideal para embelezar ambientes com cores intensas e vibrantes. Plantada em vasos ou disposta em arranjos florais, ela decora tanto salas residenciais quanto estabelecimentos comerciais, como escritórios, consultórios, lojas e, inclusive, espaços para eventos. Por isso a gérbera é muito procurada em floriculturas, centrais de abastecimento e gôndolas de flores disponíveis em supermercados, o que mostra que sua produção pode ser uma atividade rentável para quem tem interesse em trabalhar com cultivo de plantas.

Muito popular, a gérbera é uma planta herbácea, perene e fácil de ser cultivada, seja em vasos, jardins, canteiros ou floreiras. Não exige muitos cuidados e tem boa adaptação em regiões de clima seco. Como é rústica, tolera solos mais secos, porém, em períodos de pouca chuva, deve contar com regas regulares, de uma a duas vezes por semana. O cultivo da flor deve ser realizado em local arejado e onde há incidência de sol. Propagada por sementes, tem em geral na segunda floração a aparência mais vistosa. Com até 40 centímetros de altura, ela conta com variedades para corte e para plantio em vasos (que são exemplares de desenvolvimento mais compacto).

A gérbera pode ser encontrada em vários países a partir de cultivares oriundos da hibridização entre Gerbera jamesonii e Gerbera viridifolia – realizada na África do Sul. Os japoneses, em 1980, foram os primeiros a desenvolver variedades da flor para plantio em vasos, o que trouxe um avanço para a difusão da cultura. A alternativa em relação ao cultivo no solo evita a ocorrência de doenças e facilita a nutrição da planta.

Pertencente à família das Asteraceae, que inclui o girassol e a margarida, a gérbera possui uma haste longa e reta que dá sustentação ao que é chamado em botânica de capítulo – inflorescência formada de várias pequenas flores protegidas por folhas modificadas, denominadas brácteas. Quando associadas e mais desenvolvidas que as floretas reunidas em uma base circular, como na gérbera, as brácteas assumem forma, textura e cores e acaba sendo comum confundi-las com pétalas.

ONZE-HORAS: Com folhas suculentas e floração abundante, a planta ornamental pode ser cultivada em espaços pequenos, jardins, vasos ou jardineiras.

Lá pela hora do almoço para alguns, ou quase para outros, quando o sol começa a entrar a pino, a Portulaca atinge seu florescimento máximo do dia. Por isso, a flor, da família das Portulacaceae, a mesma da pata-de-elefante e da beldroega-graúda, tem como nome popular onze--horas. Fácil de plantar e pouco exigente em cuidados durante o desenvolvimento, a onze-horas possui pétalas delicadas em várias cores vibrantes, tornando-se uma bela flor para ornamentação.

Planta herbácea e com folhas suculentas, ela é adequada para cultivo em pequenos espaços, vasos, jardineiras e canteiros. A onze-horas gosta muito do sol e tem florescimento o ano inteiro - diminuindo no inverno. Embora o clima quente seja seu preferido, a planta tem boa tolerância a geadas, podendo ser cultivada em todo o país.

Por aqui, podem ser encontradas duas espécies de onze-horas do gênero Portulaca que são produzidas comercialmente como plantas ornamentais. Nativa da América do Sul, inclusive do Brasil, há a Portulaca grandiflora Hook na variedade comum, com flores brancas ou rosas ou ainda mesclada com as duas cores e na variedade dobrada - quando as pétalas são formadas em séries -, nos tons rosa, amarelo, vermelho e branco.

Apesar de já existir na Europa por volta de 1750, não se sabe ao certo a origem da Portulaca oleracea L. Também chamada beldroega, ela apresenta as mesmas cores da variedade dobrada da Portulaca grandiflora. Ambas são plantas anuais e de crescimento rápido, atingindo 20 centímetros de altura.

É importante distinguir a espécie silvestre da beldroega, pois trata-se de uma planta daninha que pode dominar a área de plantio. Espécies da família das Aizoaceaes, a Aptenia cordifolia (L.f.) Schwantes, conhecida como rosinha-de-sol, e a Lampranthus productus, a cacto-margarida, também podem ser confundidas com as variedades da onze-horas.

No mercado, existem materiais genéticos melhorados e selecionados da Portulaca, desenvolvidos por institutos de pesquisa, floricultores particulares e empresas. Porém, o comércio ainda é tímido, oferecendo espaço em potencial para ser explorado.

GIRASSOL: Adaptada às várias regiões do país para a produção de semente, a planta também tem apelo como espécie ornamental.

O peculiar movimento de girar sua inflorescência em direção ao sol inspirou o nome desta planta de proporções exageradas. Firmado como artigo de cultivo em larga escala para a produção de grãos e óleo, o girassol (Helianthus annuus L.) é também utilizado na ornamentação de jardins e em arranjos para decoração.

O grande porte da planta, que pode chegar a 1,80 metro de altura, nem sempre agrada a esse tipo de consumo. Por isso, a partir de técnicas de cultivo e de melhoramento genético, surgiram versões de girassóis menores, mais compactos, que podem ser cultivados e comercializados em vasos.

A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolve ainda cultivares ornamentais estéreis. Produzido em grande quantidade, o pólen pesado e denso da planta cai facilmente da flor e acaba sujando o local, além de causar alergia em algumas pessoas. Outra frente de pesquisa do órgão é o desenvolvimento de sementes capazes de gerar exemplares com pétalas de tonalidades diferentes do tradicional amarelo.

O girassol tem boa adaptação ao clima e é tolerante à seca, mas deve ser cultivado em locais com disponibilidade de irrigação. Dotado de um sistema radicular que se aprofunda no solo, tem alta capacidade de absorção de água e nutrientes. Porém, a planta é sensível à compactação do solo e prefere terrenos melhorados.

O grão pode ser utilizado para consumo animal, extração de óleo e obtenção de farinhas que servem como ingrediente para a produção de pães e outros alimentos. A plantação de girassol ainda pode servir de base para a produção de mel de abelhas.

Natural da América (há controvérsias sobre o local de origem, que pode estar nos Estados Unidos e México ou no Peru) e introduzida na Europa no século XVI, a planta é hoje cultivada nos cinco continentes e tem sua importância renovada pela crescente busca por fontes renováveis de energia. Isso porque seu óleo, além de ser saudável para a alimentação humana, com propriedades que reduzem o nível de colesterol, também é matéria-prima para a fabricação de biodiesel.

Fonte: Revista Globo Rural (http://revistagloborural.globo.com/Revista/GloboRural/0,,18291,00.html).


 



Home | Sementes de Flores | Login | | Segurança e Privacidade | Ver meu carrinho de compras| Como Comprar

Sementes de Flores


Éden - Sementes de Flores - Semente de Flor. Plantio
 
Sementes de Pimenta - Sementes - Sementes de Flores